![]()
História
A antiguidade histórica de Santa Marta de Penaguião é afirmada por vestígios de Castros nas freguesias de Fontes, Lobrigos, Cumieira, Louredo e Medrões, todas estas freguesias existiam já nos primórdios da nacionalidade. Alguma toponímia pode levar-nos muito mais longe no tempo, aos primitivos povos sedentários, não porém de forma inequívoca.
Monumentos
Os romanos habitaram estas paragens deixando-nos alguns indícios importantes. Como os próprios nomes indicam, existe um valioso forno cerâmico romano em Fornelos e no Barreiro o lugar onde se fazia a extracção de barro.
Gastronomia
Na gastronomia encontramos manjares dignos de fazer perder a cabeça e esquecer a dieta, como o cabrito assado com batatas e arroz de forno no alguidar de barro preto, a açorda de Medrões, as castanhas picas, o cozido à portuguesa e ainda o manjar branco do Douro.
Artesanato
Neste aspecto assume relevo todo o instrumental relacionado com o cultivo da vinha e a feitoria do vinho, encontrando-se trabalhos muito importantes em cestaria e tanoaria. Também a tapecaria e os trabalhos em renda assumem grande destaque.
Paisagem
O património paisagístico deste concelho, como aliás toda a região do Alto Douro, é de uma beleza sem par. Aqui deixamos este pequeno mas sugestivo roteiro:
Cultura, Festas, Feiras e Romarias
Quase todas as freguesias deste concelho possuem o seu grupo cultural. Enumerá-los todos seria fastidioso. Destacamos apenas a Banda de Música da Cumieira, Tuna de Carvalhais, os Bombos de Paradela do Monte, a Escola de Música de S. João de Lobrigos, o Grupo Regional Terras de Penaguião e os Ranchos Folclóricos de Tabuadelo, Medrões, S. João e S. Miguel de Lobrigos.
Na sede de concelho destacamos as festas em honra de Nossa Senhora da Guia, as festas de Santo António em Alvações do Corgo, São Lourenço em Vila Maior, São João em Fornelos, São Pedro em Lobrigos e Santa Bárbara na Cumieira.
|
|
Created by Génio Webdesigners |
Quinta do Lamego - C.C. | Santa Marta de Penaguião |